domingo, janeiro 01, 2006
Bom dia 2006
O Yoga é fruto da interacção do Homem com a natureza, desenvolvido por sábios que viveram numa época em que não havia separação entre eles e o Todo. De todos os conceitos do Yoga o mais importante é o de UNIÃO que baseia-se na compreensão de que somos um micro dentro do macro cosmos,.. células do planeta terra… não fossemos nós constituídos exactamente da mesma percentagem de água e elementos que o nosso planeta… Somos miniaturas deste maravilhoso planeta… “Maravilhoso planeta…” “MARAVILHOSO PLANETA…” sim… grave na memoria “MARAVILHOSO PLANETA…” passamos a vida a procura de um milagre… ou a espera da morte para entrar no paraíso… sem perceber que somos um milagre… e que já vivemos no paraíso!!!
Se esta ligação, outrora tão próxima dera origem ao que chamamos hoje de Yoga, eu agora pergunto: a vocês Yogis, quando foi a ultima vez que olharam para um céu estrelado? A última vez que de facto sentiste que não existe separação entre ti e o todo? A última vez em que TU desaparecestes… que TU não estavas lá??? Que Tu eras tudo??? Quando foi a última vez em que TU e o teu umbigo deixaram de ser o centro do universo???
Acabamos de retornar do Paraíso… organizamos um retiro em São Tomé… no meio do oceano… clima tropical… natureza… O “resort” aparentemente “integrado” no meio era magnifico… mas tal beleza encobria dimensões menos agradáveis… Interrogo-me sobre quão conscientes se está relativamente ao impacto causado pela nossa presença quando cruzamos oceanos a procura de fugir da nossa realidade quotidiana… Num sitio como São Tomé, quanto de nós está realmente presente? Muito ou pouco??? Quanto mais de NÓS estiver presente, menos presente estamos… Somos educados a temer tudo… até a Natureza… somos educados a pensar que a Natureza é hostil… e deve-se apenas aprecia-la de longe… de preferência pela TV…Como é possível passar o dia na piscina de um hotel quando se tem um mar com água cristalina mesmo ali a dois metros de distância… e depois da piscina ir ao café do Hotel como quem vai a pastelaria beber a bica, fumar o cigarrinho a conversar sobre os programas de entretenimento televisivos do país de origem???
A experiência pode se tornar muito mais pobre quando se opta pela piscina e pelo café, já que há um universo maravilhoso a menos de um metro de profundidade com seres muito mais incríveis que os personagens do Big Brother… Nossa alienação é tão grande que ingenuamente compactuamos com um sistema que tem como principal objectivo a alienação em si…
Os Hotéis fazem de tudo para que passemos o mais tempo possível dentro deles a consumir e a gastar dinheiro... de tal forma que quando saímos da área do Hotel estamos tão condicionados que deixarmos marca da nossa inconsciência e "presença" num paraíso aparentemente intocado como este… marcas sociais quando se fechar os olhos e os ouvidos às necessidades das populações locais ou dos verdadeiros moradores do tal paraíso… ou quando simplesmente os ignoramos pois não estamos para aturar ninguém... afinal só temos 25 dias de férias por ano portanto há que aproveita-los... porque perder tempo com locais???
Também deixamos marcas intelectuais e espirituais quando se compactua com uma animação de hotel no mínimo patética onde o mais interessante que tinham para nos perguntar no “Quiz Matinal” ao pequeno almoço (um momento sagrado onde se compartilha “alimento” com as pessoas que se gosta) era adivinhar-se quantas caricas tinham dentro de uma garrafa de litro e meio cortada pela metade ou adivinhar quantas cadeiras haviam a volta da piscina do hotel… e o melhor… se acertasses… ganhavas um prémio… nada mais nada menos que… UMA GARRAFA DE VINHO… como se não houvesse vinho suficiente em PORTUGAL!!! e perante tão profunda pergunta, se a profundidade da tua resposta ficasse aquém da expectativa do animador, ele ainda olhava para ti com ar espantado… “SÓ 10… PENSA LÁ,,, PENSA BEM… TU CONSEGUES MELHOR DO QUE ISSO…” ainda não sei de onde vieram as carícas e a garrafa e o pior… para onde foram… mas de certeza que não foram para a reciclagem… seria mais educativo se a garrafa de plástico estivesse cheia de beatas de cigarro e as perguntas seriam: onde foram encontradas as beatas? R: Nos cinzeiros??? NÃO NA PRAIA!!!!! E as marcas??? R: De tabaco são-tomense??? NÃO!!! SG VENTIL, PORTUGUES SUAVE E MARLBORO!!!!!!!!! E que tal mostrar o estômago do peixe que vai comer esta noite… UAU… UMA PASTILHA ELASTICA!!!!!! QUE OPTIMO!!!!
Estas pontas de cigarro são apenas um exemplo e uma gota d'agua num oceano de lixo que transportamos e acumulamos em nossas viagens e que posteriormente vão parar a algum buraco escondido nas traseiras do hotel... naquela ilha vi poucas beatas, afinal nosso grupo era o único na praia... em 60 hospedes éramos sempre 14... praia privativa... portanto ao pé do lixo que se vê nas praias do nosso litoral... lá não havia lixo nenhum... é bom imaginar como seriam as praias portuguesas se fossemos mais conscientes... não sei quais são os métodos de eliminação do lixo em alguns hoteis e resorts mais isolados, só espero que o lixo não seja queimado em intervalos entre entrada e saída de hospedes...
A musica foi outro ponto que merece um dedinho apontado...
“Music is to me the proof of the existence of God… it is so extraordinarily full of magic… and in tuff times of my life… I can listen to Music… and it makes such a difference… “
A Musica é para mim a prova da existência de Deus… é extraordinariamente cheia de Magia… e em fases difíceis da minha vida… posso ouvir Musica… e isso faz uma enorme diferença… no documentário 1Giant Leap…
A Musica é para mim a prova da existência de Deus… é extraordinariamente cheia de Magia… e em fases difíceis da minha vida… posso ouvir Musica… e isso faz uma enorme diferença… no documentário 1Giant Leap…
parte da banda sonora da viagem deixaram esta frase ficar mal... de qualquer forma reforça a teoria de que Deus é Totalidade… contém o bom e o mal… engloba os pares de opostos que reflectem a unidade… infelizmente o D.J. não esteve muito inspirado… eram sempre as mesmas musicas … tínhamos que namorar o horizonte intacto e paradisíaco ao som da Celine Dion… e todos os dias… intercalada com o mestre Michael Bolton… só faltou mesmo o apaixonante som de Saxofone (para mim sucks on Phone!!!) do Kenny G… ainda não sei se foi imaginação ou de facto vi o fantasma do Titãnic com o Di-caprio de braços abertos… São Tomé é tão bonito que até o Titanic foi lá curtir a vida após a morte “NO PARAISO…”
Mas voltando a nossa falta de educação ambiental...
como se não bastasse nosso EU tem que se sentir bem vivo até no cheiro e odores exalados através dos produtos de beleza, champôs e cosméticos que levamos no necessaire (nesse caso desnecessaire)… aqueles que vemos diariamente nos anuncio de televisão… prometendo-nos uma aparência jovem… mas esta imagem “jovem” encobre uma energia retrógrada e antiquada de um sistema falido e idoso… milhares de animais são sacrificados para desenvolver-se tais produtos… e o ciclo não acaba ai… a água (que aliás usamos e abusamos) que lava as nossas “impurezas” transporta os venenos que intoxicam e matam mais seres vivos na mesma praia paradisíaca em que se nada despreocupadamente, como os corais, peixes e outros seres minúsculos que são muito mais importantes para a vida do que o cheiro das nossas axilas… incrível não????
Será que dá para fingir que não é connosco??? Será que vamos continuar à espera que algum político ou governante resolva estes e outros problemas??? Ou vamos deixar para o ano que vem… o ano que vem é agora… Pode-se também esperar que a iluminação ou o conhecimento derivado das práticas espirituais como o Yoga, Budismo etc. te eleve de tal forma que num estalar de dedos mudes a tua realidade??? Ou a do mundo… Se a dita iluminação acontecer não vai haver ninguém presente para fazer seja lá o que for… afinal estamos a falar da morte do EGO… a morte daquilo que julgamos ser… a separação entre tu e o teu umbigo...
Será que dá para fingir que não é connosco??? Será que vamos continuar à espera que algum político ou governante resolva estes e outros problemas??? Ou vamos deixar para o ano que vem… o ano que vem é agora… Pode-se também esperar que a iluminação ou o conhecimento derivado das práticas espirituais como o Yoga, Budismo etc. te eleve de tal forma que num estalar de dedos mudes a tua realidade??? Ou a do mundo… Se a dita iluminação acontecer não vai haver ninguém presente para fazer seja lá o que for… afinal estamos a falar da morte do EGO… a morte daquilo que julgamos ser… a separação entre tu e o teu umbigo...
Budha “supostamente” terá dito: Nirvana é Samsara e Samsara é Nirvana… ou seja, mesmo após o “evento luminoso” tudo continua a ser exactamente da mesma forma… sem fogos de artifício… sem super poderes… portanto iluminados ou não… espirituais ou não, o melhor é tomar consciência de que somente TU podes mudar… e pelo melhor e mais egoísta motivo… por que TU queres continuar a desfrutar desse paraíso chamado TERRA… pois a Natureza é a menos preocupada com tudo isso… bastam uns milhares de anos e tudo volta a ordem natural… mas como sou EGOISTA e adoro este planeta e adoro compartilhar suas maravilhas com meus amigos, família, alunos e principalmente com o meu filho envio este carinhoso “tapa na cara” virtual… VAMOS ACORDAR!!!!!!!!!!!!
É claro que tudo isso é uma caricatura… e uma experiência nunca é preto no branco… há que aceitar a diferença e a multiplicidade… as vidas e os condicionamentos… e respeitar cada um como é… presentes ou não… e saber que vivemos num sistema contraditório e que é impossível ser 100% coerente… afinal o meio de transporte que se utilizou para chegar ao Paraíso não é dos mais ecológicos, mas há que equilibrar a balança e tentar desenvolver um sentido crítico maior… O fumante tem todo o direito de saborear o seu cigarrinho, mas sempre consciente do impacto que causa, transportando as beatas de volta ao país de origem onde “supostamente” existem métodos de eliminação mais eficazes… devemos abrir os horizontes e desligar a TV, e explorar novos produtos e estilos de vida que causem menos impacto na natureza…
O turismo em massa é uma industria violenta que acaba com culturas locais e com o meio ambiente… só visando o lucro… mas é bom lembrar que esse dinheiro vem dos nossos bolsos… e o barato para nós sai caro para todo o planeta... ha que ter coragem e a capacidade de mudar este curso… São Tomé tocou-nos muito e mesmo com estes defeitos pretendemos organizar outros retiros na ilha pois a nossa influência foi positiva, acho que plantou-se uma semente de coerência que ao seu tempo vai dar frutos… se o hotel não nos educa… nós educamos o Hotel… e da próxima vez levaremos um D.J. e soluções inteligentes para quem sabe um dia… o resort se transforme destino ecológico e não num poço de contradições… um destino onde locais e visitantes possam compartilhar cultura, experiência e vida...
Ha que ampliar o raio de acção do Yoga para além dos nossos umbigos e dramas pessoais... há que perceber a subtileza desta prática… que através do silêncio… e do toque… grita-nos: ACORDA!!!!!!!!! Aquilo que procuras está aqui… agora… e para sempre… pare de tentar mudar as coisas… respire e passe a fazer parte da mudança…
O Yoga continua sendo o mesmo agora, que foi há milhares de anos atrás… e uma vez no Yoga… já não há volta… a prática vai te martelar até que não exista ninguém aí dentro para se defender… mas não tenhas medo… pois não estás só… fazes parte de uma grande família que diariamente respira em conjunto… silenciosamente… conspirando por um mundo mais coerente…
Menssagem:
Nosso planeta está cansado… e já mostrou sinais disso e vai continuar mostrando… esbofeteando-nos violentamente sempre que preciso…É muito importante passar a Prática (do Yoga) à prática… explorar e compartilhar um novo estilo de vida que visa captar, e expandir a energia vital de forma mais inteligente e equilibrada,A era do consumismo e capitalismo está chegando a um ponto de ruptura, o estilo de vida e os valores impostos pelo sistema actual estão criando desequilíbrios na sociedade na natureza e no mundo.É fundamental obter mais conhecimento sobre como utilizar nossos recursos naturais de forma mais inteligente, levar um estilo de vida mais sustentável, resgatar conhecimentos ancestrais e aplica-los com tecnologia de ponta, como absorver energia do ar que respiramos, como podemos obter mais energia dos alimentos, como economizar energia nas relações inter pessoais e com o meio ambiente. Como economizar a energia no nosso dia a dia. Dentro ou fora de casa. Como rentabilizar o seu tempo fazendo coisas que realmente gosta ao invés de passar 8 ou mais horas por dia a trabalhar no que não gosta, para ganhar e gastar o dinheiro do trabalho em coisas que não vai utilizar e nem preencher o vazio interior que sente…
Se tiver vontade compartilhe estas linhas com quem quiser… e não se preocupe… neste caso o número de pessoas que enviar não vai influenciar em nada… não vais ter nenhum desejo concretizado… nenhuma surpresa agradável… pois se bater no lugar certo… e com a intensidade correcta pode ser que “TU” (Ego) desapareças para sempre… e seria seguramente o melhor presente que poderias receber em 2006…
Se tiver vontade compartilhe estas linhas com quem quiser… e não se preocupe… neste caso o número de pessoas que enviar não vai influenciar em nada… não vais ter nenhum desejo concretizado… nenhuma surpresa agradável… pois se bater no lugar certo… e com a intensidade correcta pode ser que “TU” (Ego) desapareças para sempre… e seria seguramente o melhor presente que poderias receber em 2006…
Com amor
Tarik van Prehn
Aqui vão alguns sites para explorar…
http://www.responsibletravel.com/ antes de viajar visite este site
http://www.meatrix.org/ sobre a carne
http://www.ecobaby.com/ fraldas bio-degradáveis, já que o seu filho não pode escolher… escolha por ele…
http://www.biocoop.coop/ produtos biológicos e bio-degradáveis que não agridem o meio ambiente... antes de viajar compre seu shampô etc. aqui...
http://www.maketradefair.com/ antes de comprar... pare para pensar...
http://www.1giantleap.tv/ Super documentário e projecto musical
foto da praia: Herminia Saraiva