domingo, dezembro 17, 2006

 

Insonias

Boas noites… quer dizer.. bons dias… sim por que em Mysore 10 e 45 da noite para os estudantes do Guruji e quase manha… normalmente acorda se muito cedo (eu as 3 e 10) e quase todo o dia e passado em função da minha pratica do dia seguinte… inicio a pratica as 4 e 30 e uma hora e meia depois estou com o Arjuna a beber aguas de coco em frente ao shala… ainda e noite… a Isa passa-me o Arjuna e entre directamente no shala sem esperar na fila… e uma vantagem ter filhos pequenos em Mysore… de outra forma… se chegas atrasado tens um monte de gente à frente…

ninguém janta em Mysore… só se faz duas refeições por dia… pequeno almoço e almoço… e muita agua de coco e espirulina… uma super food que (procurem na net informações sobre o assunto) tudo isso para no próximo dia estares com os intestinos vazios e os bandhas bem activados…

mas hoje foi um dia especial… NAO CONSIGO DORMIR… o que estou a sentir e tão forte que nem consigo fechar os olhos… resolvi compactuar com a blog generation e abrir um pouquinho o livro da historinha da vida do Tarik… historinha diferente mas muito igual a maioria dos habitante do planeta terra…

É Domingo… as aulas sao guiadas… a primeira serie as 5 e 30 e a segunda serie as 6 e 30… da segunda serie fazem parte uma pequena tripulação de alunos mais flexíveis... ou mais determinados ou mais masoquistas… depende do ponto de vista... ou alunos que ja vem a Mysore a mais tempo... sim podes fazer a 3 serie no teu pais... mas aqui... voltas a primeira... e vais progredindo à medida em que teu ego aceita as proprias limitaçoes e que de facto nao se pode ter tudo na vida...

em fim... esses alunos foram massacrados pelo guruji… dos quais mais um... era eu… foi até ao momento, a prática mais intensa de toda a minha viagem… mais foi muito divertida… O Homem que nos faz levantar tão cedo… com 91 anos esta ali… determinado a fazer cada um dos seus alunos... e sem excepções... experienciarem aquilo que ele diz só poder ser experienciado através da prática e conhecimento directo… sem teorias… e ele já vai em 99.9% prática 0.1% teoria… esse foi o balanço da ultima conferencia…

O Homem começou por adormecer em Kapotasana… adormeceu no 1 e já lá íamos em 10 ou mais respirações e quando ele acorda… reinicia do 1… e todos lá… a aguentar firme… uns nos calcanhares… uns nos gémeos… e outros… ou outras… a agarrar os joelhos… a Nancy que esteve em Portugal com o Rolf estava ao meu lado direito a fazer isso… e o Ramish ao meu lado esquerdo a agarrar os calcanhares… outros praticantes na sala a agarrar o tapete para não escorregar e partirem se ao meio… sim… nem toda a gente e tão flexível… pois no Ashtanga a coisa mede-se realmente por dentro… e não por fora… e essa e o único foco do guruji e do sharath… destruir as limitações internas que nos impedem de realizar o obvio…

bem… vem o 5 finalmente… mas espera… não se vem logo para cima… ainda faltam 5 respirações com os braços estirados… nessa altura eu já nem sentia os braços… quase que subi antes do 5... Kapotasana é a postura que me humilha diariamente… mas a que eu mais adoro… que masoquismo… vai compreender isso...

para a Nancy seguramente que não custou nada…

mas não para por ai… eu posso ter sofrido em Kapotasana… juntamente com a maioria dos praticantes… mas essa pratica e lixada… tem uma surpresa para cada um… as posturas de equilíbrio e força colocaram a Nancy no chão… já para mim não custaram tanto… essa pratica vai seguramente colocar o dedinho na ferida de cada um… mais cedo ou mais tarde… mas em fim… foi duro para todos… toda a gente sofreu… MAS ADOROU…

o dia foi normal como outro qualquer… e poderia ficar horas a descreve-lo… mas já são 12 e 09… tenho mesmo que dormir… vamos ao que importa…

hoje realizei de forma especial aquilo que de facto… se analisar… é algo que nem preciso realizar pois e a única coisa real nesse mundo… e que felizmente e graças a Deus eu sinto-me rodeado por isso 24 horas por dia… e o mais curioso e que está escarrapachado a nossa frente cada uma das 24 horas do dia… mas infelizmente a grande maioria do mundo não a vê...

esta escrito nas músicas… nos filmes… nos poemas… nos textos clássicos do Yoga… em todas as religiões… TODAS AS RELIGIÕES… está escrito… mas de alguma forma e como bem diz Bjork… Your phone is out of rook… you just aint reciving… your doors are all shut…

qualquer tipo de sofrimento humano é fruto da ausência disso que eu estou a falar… eu sei que sou repetitivo… ate as letras das musicas que vos envio são as mesmas… mas mesmo assim… na maioria do tempo e das nossas vidas… na maioria das vidas da maiorias das pessoas… essa coisa… energia… ou podemos dizer REALIDADE… esta ausente… encontramo-nos adormecidos… iludidos… sufocados no oceano de nos mesmos… somos o nosso maior problema e causa da infelicidade e ao mesmo tempo a unica fonte disso que falo aqui...

essa energia e a única coisa que é nos dada de graça… e ao mesmo tempo a coisa mais difícil de encontrar… e de RECEBER…

e a única coisa no mundo e na vida que quando das… recebes em dobro… e essa heim??

ok… se decidirmos derrubar as twin towers… em vez receber os 50.000.00 US que gastaram para construir e receber 7 biliões de companhias de seguros por teres sido atacadas por supostos terroristas… seria melhor negocio ainda…

mas não e de dinheiro que estou a falar… essa coisa… nenhum dinheiro do mundo pode comprar e nenhum dinheiro do mundo pode destruir… e nenhuma companhia de seguros pode cobrir…
somos na maioria dos casos os únicos e exclusivos causadores do nosso próprio sofrimento… pois passamos a maior parte da vida a procura em lugares errados… quando esta aqui e agora… procuramos no passado… no futuro… e esquecemos do aqui agora…

ok… ate parece Totó… e tão cliché que já nem acreditamos que aquela coisa que ouvimos nas musicas e filmes etc.… ou seja… em tudo e todos… deixamos de acreditar que essa coisa e real… ou ate possível… complicamos tanto a vida que não saboreamos o mais simples…

sem duvida que o mundo esta de cabeça para baixo e muito difícil encontrar isso que estou a falar… ok… vou dizer… eu sei que vocês sabem o que e… mas será…

ok… é tão simples e tão ridículo que ate fico com vergonha de falar…

pensem lá… uma palavra… uma só palavra que descreva tudo aquilo que a vida representa… contem ate 3… fechem os olhos e pensem… melhor ainda… escrevam a palavra que vocês acham ser aquilo a que me refiro ou o nome dessa coisa ou energia ou realidade que move 100% das motivações humanas mas que só e absorvida por uma ínfima quantidade de seres humanos…

ok… a palavra é?????????
























AMOR…









simples não…

aposto que muitos de voces esceveram Paz, felicidade e outras... isso so prova como de facto... algo tao simples esta muito ausente no nosso dia a dia...

incrivelmente simples… e por estar tão cheio Amor resolvi dar muito para todos vocês que estão a ler essas linhas pois já sabendo… hoje tive uma experiencia que me relembrou de relembrar as pessoas que eu AMO VOCES…

100% da minhas motivações sinceras e profundas são unicamente de espalhar Amor pelas pessoas que encontro… e isso não significa que uma pessoas tenha que estar sempre felizes… contente ou em paz… etc.… sim por que a vida e assim mesmo… feita em pares de opostos… há que reconhecer a nossa impotência dentro do nosso total controle e livre arbítrio ou poder de escolha de poder de facto, viver uma vida melhor e espalhar e receber AMOR 24 horas do nosso dia… sem duvida alguma se plantares amor recebes amor…

mas atenção pois amor não esta na mente… esta no coração… não e ser bonzinho 24 horas por dia… sim pois se o Arjuna fizer a asneira de perder a atenção e desafiar a morte antes de eu estar preparado para aceita-la a 100%... tipo atravessar a rua sem olhara para os lados… de certeza ou possivelmente que eu ou a Isa iríamos demonstrar amor na forma de uma tremenda bronca ou ate mesmo uma grande chapada no Rabo para acorda-lo… dizendo… EU TE AMO... portanto não faças isso outra vez…

em fim… algo tão simples como o amor… e tão difícil de encontrar…

algo tão distante mas no entanto é a única coisa que existe realmente… uma coisa que se sente mas que no momento que pensas nela ela deixa de ser real para passar a ser uma coisa… tipo apego...

em fim… da pra prolongar mas já são 11 e 38 e o amor esta a transformar-se em sono… e vou dormir… só mais umas palavrinhas… rapidinhas…

acreditem em vocês mesmos e no amor… e sejam generosos… a melhor coisa do mundo e viver sinceramente amando tudo e todos… sem esperar nada em troca… pois na moeda do amor… a riqueza é medida pela habilidade de ser-se generoso… e quando o AMOR esta presente a habilidade passa a ser um dado adquirido… HÁ QUE PRATICAR-SE… onde e que eu já ouvi isso antes?

a vida e uma alta viagem… e pode acabar amanha… debaixo de um auto carro… vamos aproveitar e não perder mais tempo… acreditem no Amor… acreditem na vossa pratica diária… acreditem e tenham força para continuar o caminho… vou repetir pela milésima vez aquilo que já escrevi tantas vezes para vocês… e o Guruji principalmente…

Do you practice… and ALL IS COMING…

mais uma letra que fala do obvio… vale a pena… ouvir as musicas… a primeira da Bjork e a segunga do Grande Mestre...




You'll be given love
You'll be taken care of
You'll be given love
You have to trust it
Maybe not from the sources
You have poured yours
Maybe not from the directions
You are staring at
Twist your head around
It's all around you
All is full of love
All around you
All is full of love
You just aint receiving
All is full of love
Your phone is off the hook
All is full of love
Your doors are all shut
All is full of love!
** Icelandic part **
All is full of love, all is full of love
All is full of love, all is full of love ...

E agora um desafio do bob Marley…

Could you be loved and be loved?
Could you be loved and be loved

Don't let them fool you
Or even try to school you, Oh! No
We've got a mind of our own
So go to hell if what you're thinkin' isn't right
Love would never leave us alone
In the darkness there must come out to light

Could you be loved and be loved?
Could you be loved and be loved

The road of life is rocky
And you may stumble too
So while you point your fingers
Someone else is judgin' you
Love your brotherman

Could you be, could you be, could you be loved?
Could you be, could you be loved?

Don't let them change you
Or even rearrange you, Oh! No
We've got a life to live
They say only, only
Only the fittest of the fittest shall survive
Stay alive

Could you be loved and be loved?
Could you be loved and be loved

You ain't gonna miss your water
Until your well runs dry
No matter how you treat him
The man will never be satisfied
Could you be, could you be, could you be loved
Could you be, could you be loved
Could you be, could you be loved

Say something, say something, say something
Say something
Reggae, Reggae
Say something
Rockers, Rockers
Say something could you be loved

em fim…

muito facil... basta practicar...

muito amor

Tarik

Comments:
Caro Tarik,

Talvez não te lembrarás de mim, pois só fiz duas aulas na tua casa, mas antes disso tive aulas com o Nuno Oliveira, no espaço Evoé, e ainda hoje pratico, sozinho, em Portimão.

Por vezes, passo por aqui...

Muito muito obrigado pelas tuas palavras e pelo que está por trás delas. Senti alguma coisa daquilo que falaste... Quando se encontra o AMOR deve ser como encontrar-nos a nós mesmos, à criação, à libertação, de uma forma tão forte, que se sente como é que é possível viver de outra forma...

Um abraço deste lado do mundo e obrigado, mais uma vez!

Nuno Rodrigues
 
Grande Nuno,

Que bom que continuas a practicar... fico contente... tudo de bom para ti...

forte abraço

Tarik
 
Outro abraço! :-)

Nuno
 
Bom, eu também passo por aqui e passo pela casavinyasa, muito pouco tempo, muito pequenina mas já iniciei...

Li o teu post e... mais uma vez constatei que cada vez mais não sei o que é Yoga... as tuas palavras não me ilucidaram, quando têm partilhas destas perco-me e não consigo valorizar, não é bom nem é mau, se der um adjectivo vou destruir o que é.. é mais do que é... é ser!
não é fazer nem pensar... é ser!
 
Oi Tarik
Enviei-te um mail pois os meses passam rápido e ainda não sabia nada de vcs. Achei que estavam completamente Lost in India. Qd fiz enviar lembrei-me automaticamente de passar aqui no Vinyasa Blog. Dei logo de caras com as tuas Insonias!! Boa surpresa! muitas fotos,o Arjuna a curtir na piscina... Vejo que as coisas não podiam tar melhores. Fico feliz. Obrigado por partilhares!

Já agora criei Blog sobre Watsu em PT, tá um pouco primitivo mas ao menos já há qq coisa para quem quiser ver. Aqui fica. www.watsuportugal.blogspot.com

Abraços& beijos para todos, Fiquem em PAZ e nem é preciso dizer boas prácticas! hehehe
 
oi tarik

as tuas vivências sempre me incentivam a seguir sempre sendo eu mesmo, sendo yoga a cada momento

boas viagens
 
Olá Tarik!
A prática do Ashtanga tem-me ensinado muito e tem-me ajuda a atravessar momento mais duros e essa é a razão da minha presença assídua na Casa Vinyasa.
Engraçado, pensei na palavra AMOR, antes de conhecer a tua escolha.
Festas Felizes aí em terras de além mar.
Um abraço com Amor para ti, para a Isa e para o Arjuna.
Isabel,
vossa aluna dedicada
 
tarik, em portugal tem spirulina sem ser em comprimido? fiquei com a ideia de q podia ser tomada de outra forma mas se calhar não...

abraço forte
 
Grande Simao,

Bom saber de ti... olha... Espirulina ha em po... eu pessoalmente prefiro tomar num sumo de futas... tipo batido... ai vai depender da tua criatividade... na Biocoop ha em po... estou a estabelecer um contacto bom com um productor de espirulina organica e certificada como fair trade aqui na India... como consumo muito e fica muito caro comprar ai... ja tenho 5 Kg comigo... em po e em granulos... e a melhor espirulina que ja provei em termos de sabor... vou tentar levar mais pois acho um optimo alimento para os Yogis... depois em Lisboa eu te dou um toque se ainda tiver...

abraço

Tarik
 
Obrigado pelas dicas e disponibilidade

continuação de boas viagens por aí

aquele abraço
 
Om Tarik, Isa e Arjuna

Eu sabia que a palavra era "Amor"...

Fiquei toda arrepidada ao ler as tuas linhas....tão puras...tão verdadeiras...sonho e anseio por essa energia que o Guru transmite....de facto o mundo sem Amor n é nada!....Mas, são pessoas como vocês que nos "abrem" horizontes e nos ajudam a compreender que de facto tudo vale a pena qd existe Amor, Amor à prática, Amor ao coração, Amor ao Universo, Amor ao Amor....
Adoro-vos e estou ansiosa que cheguem para retomar aulas com vocês, porque de facto são únicos....

Vou fazendo sozinha a minha prática, aquilo q fui aprendendo, espero segui-la com vocês logo q seja possível...apesar da distância...

Ainda n me identifiquei....
Sou a Paula do Porto (customava ir ao sábado fazer aula)

Um xi mto grande e muito amor
namasté
paula

até breve!
 
Falem garotos!!

Neste momento, as minhas saudades já se confundem... As pessoas, a prática, os almoços, as festinhas, os retiros, as conversas pós-prática prolongando-se e me atrasando os restantes horários porque sentia que aqueles momentos eram mais importantes do que os que estavam programados na agenda... enfim, a partilha de amor que desde o início senti no ashtanga. Temos andado a curtir o João Pedro, que já está com quase 2 meses. É um moleque tipo a Sara: calmo, saudável e feliz. Não incomoda nada, só quer dormir e comer, embora agora já exija uns minutos de interacção com ele. Muito legal a viagem dos filhos.
Eu... estou pronto a recomeçar. Depois desta via cruxis que foi (tem sido) a recuperação do tendão de aquiles, o Nuno Morais disse-me para recomeçar a prática, embora tenha aconselhado uma intensiva de trabalho de músculo gémeo antes de voltar a pegar onda. Vou me dedicar a isso, pois em Março a Pororoca está no cardápio e em Junho, tem Mentawai. Até lá, tenho que me pôr a 100%. Adoro ver as vossas fotos e ler os comentários. Parece estar a ser muito especial esta ocasião. Enfim, saudades são muitas. Não sei quando é a data do regresso mas espero já estar pronto quando estiverem cá de volta. Vou recomeçar a prática sozinho, para ganhar o ritmo, e depois regressarei ao shala.
Abraços, beijos e... muito amor!

Bala

PS: Há anos que digo que a expressão "o amor move montanhas" é muito mais do que mera alegoria retórica. É a mais pura realidade. O problema é chegar nesse nível, mas para quem já chegou, mover montanhas é só uma parte das possibilidades.
 
Olá tarik

Li a tua carta e apeteu-me partilhar uma experiencia que tive há alguns dias atrás. Estava num daqueles dias em que acho que nada vale a pena, cansada do meu trabalho, da vida, confusa com o que ando aqui a fazer neste mundo, quais as minhas verdadeiras motivações, sem conseguir chegar ao meu centro. Eu só pensava, eu já não acredito em nada, por isso não me entrego a nada. Eu desconheço as minhas capacidades, eu já não tenho fé em mim, fé numa força maior, por isso não tenho nada a que me agarrar. Sinto o vazio e uma dor profunda, a dor do mundo inteiro. Eu perguntava-me, como posso abrir o meu coração, se tudo o que sinto é frustração e raiva?
Então fechei-me no meu quarto, na escuridão completa para mergulhar na minha dor. Liguei os fones e a musica começou a tocar...era uma musica linda, com voz mas sem letra. A musica entrou em mim, e eu senti um amor tão grande, um amor que falou directamente ao meu ser, que lavou a minha alma, e eu só consegui chorar, chorar e agradecer porque eu tinha percebido. Naquele momento eu senti como se me estivessem a agarrar ao colo, a embalar-me, eu senti que era amada incondicionalmente, que eu não precisava fazer nada, eu não precisava ser nada, nem alcançar nada, porque eu era eternamente amada, sempre. Um amor que não pede nada em troca, um amor que simplesmente é. O amor que eu tanto procurava, estava sempre ali, era sempre presente. E eu tive vontade de abraçar o mundo inteiro e de dar todo esse amor que eu estava a receber. E senti-me tão grata por todas as pessoas que fazem parte da minha vida. Não é preciso mais nada.
Só tenho pena que tantas vezes me esqueça, durante o dia quando estou embrenhada nas minhas tarefas, a correr de um lado para o outro, a tentar fazer, fazer, fazer...esqueço-me desse maravilhoso amor que me envolveu completamente naquele quartinho escuro.

cláudia
 
Alô queridos, claro que só podia ser isso, engraçado escreveres isto agora, Tarik, numa altura em que essa palavra não me sai da cabeça, contra tudo o que estou a viver. É, provavelmente,nessas alturas, que ela se torna mais essencial ainda.
Espero ver-vos em breve, mil beijos, até já.
Inês
 
Muito obrigada, ler este texto fez crescer alguma coisa dentro de mim. Descobri este blog agora mesmo e de repente já parecia estar ai, tão próxima, foi impressionante. De facto há mundos que ainda não conheço, obrigada.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?